Principal

Nome para Exibição

Edelstein

Aniversário

25 de junho de 1992

Cidade atual

Laginha – Pancas

Cidade natal

Pancas

Interessam-me

Produção Cultural, Produção Cultural

Biografia

O Grupo de Danças Folclóricas Edelstein, foi criado em 1994 pelo então Diretor da EEEFM “Sebastiana Grilo” localizada em Laginha. Para sua criação, dois casais foram enviados ao município de Santa Maria de Jetibá para aprenderem passos de dança tradicional e repassarem aos seus colegas.

Ao longo dos anos de sua existência, o Grupo Edelstein sempre foi referência tanto no município quanto no estado, apresentando-se, por vezes, em outros estados. A renovação do grupo é constante, tal renovação garante ao grupo sua longevidade.

O grupo que até 2009 caminhava sozinho com o apoio de algumas poucas pessoas, após a criação da APOP foi vinculado à mesma, que atualmente é sua mantenedora.

Em 2010 e 2011 o Grupo foi contemplado em Editais do Programa Rede Cultura Jovem da Secretaria de Estado da Cultura, o valor do primeiro edital foi revertido para reformulação dos trajes, o valor do segundo edital permitiu ao grupo uma viagem de capacitação ao sul do Brasil.

Para o ano de 2012, o Edelstein desenvolve o projeto “Pomeranos sob o olhar de pomeranos” que é um projeto voltado ao incentivo de produção audiovisual entre jovens de origem pomerana (integrantes do Grupo Edelstein) e que possuam através de sua vivência, um olhar sensível e consciente acerca das diversas manifestações culturais do povo pomerano. Relata que o Grupo Edelstein que até o momento possui como única atividade a dança folclórica, passará a desenvolver-se no âmbito da produção audiovisual e para este projeto, produzirá cinco vídeos com duração máxima de 15 min. cada abordando diversos aspectos da cultura pomerana.