Conheça a APOP

Postado em 24 de agosto de 2011

O Grupo de Danças Edelstein, é hoje vinculado à APOP – Associação Pomerana de Pancas, conheça um pouco da história desta associação que tem feito a diferença no âmbito cultural em Pancas:

Há pelo menos 20 anos, os moradores de Laginha- Pancas – ES possuíam o desejo de organizar-se juridicamente a fim de alçarem vôos maiores no âmbito cultural, vez que a comunidade laginhense sempre valorizou e preservou os costumes e tradições dos antepassados pomeranos, aspecto que é um diferencial no município de Pancas.

Além deste desejo de manter e divulgar sua cultura, outro aspecto foi preponderante para a criação da APOP. Houve que com a criação do Parque Nacional dos Pontões Capixabas em 19/02/2002 (hoje Monumento Natural dos Pontões Capixabas), surgiu a necessidade de a comunidade tradicional pomerana organizar-se com o intuito de obter representatividade junto ao Governo Federal. Foi neste momento determinante, que em 05/06/2009 foi oficialmente constituída a Associação Pomerana de pancas – APOP.

Abaixo, confira um vídeo que sintetiza os dois anos de trabalho desta séria entidade: